• Thais Roji

Inverno de sol, frio, meteoros e beterraba

Atualizado: 6 de Nov de 2018

Amo escrever, adoro ler mas nos últimos tempos tenho me sentido paralisada. A ideia de começar um blog para escrever e compartilhar receitas está dentro de mim há muito tempo mas ir para a ação está emperrado.


Esse é meu grande desafio, deixar fluir aqui, as palavras se encaixarem nessa tela em branco assim como acontece na minha cabeça.

Vou começar, como diz uma amiga querida: "Sai escrevendo, sem pensar demais".


Porque o tempo está passando rápido, porque eu fico muito no celular, porque a rotina de afazeres de casa é enorme, mais o trabalho e o leva e traz de filho é pesada. Porque eu fico achando que não está bom o suficiente, sei lá!


Mas hoje resolvi escrever. Ainda não sei que receita colocar, já é quase seis da tarde, não sei o que fazer para o jantar, tem roupa na máquina de lavar, etc e tal.


Mas a vida é hoje.


Na última semana levei um chacoalhão com um problema de saúde de um amigo muito querido. E é punk, esse tipo de susto que a vida dá, é essencial para localizar o que a gente está fazendo aqui. E o que realmente importa. E no meio de muita emoção, o medo de perder alguém que se ama, chuva de meteoros e insônia, uma coisa não me saia da cabeça: o amor é o que realmente importa.


E as conexões que temos e cultivamos com as pessoas em volta. Vem daí minha grande paixão por comida, na conexão dela com a terra e dela com as pessoas, culturas.


Recomecei a dar aulas de culinária e tem sido o maior prazer! Porque é vivo e alia o prazer de cozinhar para alguém com o de instigar o outro a cozinhar.


Na última aula, fiz coisas simples, com poucos ingredientes e a energia da casa em que eu estava, mudou! Uma das receitas que ensinei e foi sucesso foi o Nhoque de beterraba. Eu simplesmente amo essa receita porque é simples, linda e não pesa. Servi com molho de inhame e queijo de cabra mas pode ser servido com molho branco, cremoso ou simplesmente manteiga e sálvia.

E os ingredientes principais são beterraba, batata doce e batata inglesa.




O Nhoque pode parecer algo complicado, demorado, mas não é! Muito fácil e ótimo para fazer com as crianças. Elas adoram brincar de massinha, não é? Eu particularmente adoro usar outros tubérculos no lugar da batata inglesa. São mais nutritivos e dão uma cor linda!

O importante é ter uma boa quantidade de amido para dar a liga e não precisar de muita farinha. Aliás, tenho usado farinha de arroz e fécula de batata. Não uso farinha de trigo e o resultado é muito mais leve.

A foto dele pronto eu não tirei... Não deu tempo, foi devorado. Mas na próxima vez que fizer, atualizo essa postagem. ;)


Nhoque de Beterraba


1 beterraba média (cerca de 100g)

2 batatas doces grandes (cerca de 300g)

1 batata inglesa (cerca de 80g)

90g ou 3/4 xícara + 1 colher (sopa) de farinha de arroz

30g ou 1/4 xícara de fécula de batata

1 ½ colher (chá) de sal marinho

pimenta do reino a gosto


Asse a beterraba e as batatas inteiras enroladas em papel alumínio a 180 graus por 30 a 40 minutos, ou até que estejam macias.⠀

Descasque e bata no processador com sal e pimenta. Coloque numa tigela arredondada e junte, aos poucos, a farinha e a fécula. Quando conseguir deixar a massa arredondada, com mais cara de massa e menos de purê, trabalhe na bancada.

Gosto de deixar descansar um pouco antes de continuar colocando as farinhas. Massa sempre gosta que trabalhemos com tempo, com pequenas pausas. Prove e acerte o tempero.⠀Enrole a massa em formato cilíndrico e corte nhoques de 2cm. Gosto de dar uma amassadinha com garfo para deixar os risquinhos e aperfeiçoar a moldagem.

Cozinhe em água fervente até os nhoques subirem. .⠀

Sirva com o molho branco, parmesão e folhinhas de manjericão. Hoje eu servi com molho de inhame, aí polvilhei bastante queijo de cabra cremoso por cima. Beterraba e queijo de cabra é uma combinação que sempre dá certo!


Molho branco de Inhame

1 colher (sopa) de azeite

1 cebola grande, picada

1 dente de alho, picado

2 inhames médio, descascados e cortados em cubos

½ xícara de água

1 xícara de leite de amêndoas

1 pitada de noz moscada

1 pitada de pimenta do reino

1 pitada de sal


Coloque o azeite numa frigideira grande e refogue a cebola e alho. Junte o inhame picado e a água. Cozinhe por um tempinho. Junte o leite e cozinhe mais um pouco, até o inhame ficar mais macio. Bate no liquidificador e volte à frigideira. Tempere com noz moscada, sal e pimenta do reino.



#nhoquedebeterraba #vegano #semglúten #segundasemcarne #beterrabamonamour #comedoriaroji #cozinhacomafeto #confortfood #organicfood #organicos