TÁBUAS E TAÇAS

Uma única mesa em que servimos Vinho Natural + Queijo Vivo + Pão Selvagem.  

Participamos de Feiras, eventos em geral, servindo os vinhos em taças, os queijos nas tábuas com uvas e geleias e tostadas com diversos sabores.

 

O que é o Vinho Natural? Idealmente, é o vinho feito de uvas trabalhadas em agroecologia, sem herbicidas, pesticidas, fertilizantes ou outros produtos sintéticos. A colheita deve ser manual e o objetivo do vinhateiro é justamente manter viva a identidade do vinho. É o oposto da busca de um padrão e sim de sua identidade, do seu terroir. As intervenções técnicas que podem alterar a vida bacteriana do vinho são proibidas e qualquer produto químico adicionado também, exceto, se necessário, sulfitos (SO2) em quantidades muito pequenas.

E o que quer dizer vida bacteriana? Aí que mora a essência! Estou falando das leveduras selvagens que estão presentes no ambiente, na terra e nas cascas das uvas. O vinhateiro natural quer justamente deixar que essas leveduras façam o seu trabalho, fermentando de forma lenta e tranquila e fazendo a mágica acontecer, o vinho nascer. Elas estão presentes durante todo o ciclo da uva. É preciso muita técnica e conhecimento para acompanhar todo o processo e fazer nascer o vinho vivo, valorizando o tipo de uva utilizada e toda sua identidade.

Estou falando de conexão com a natureza. A vinificação natural é aquela que respeita e valoriza essa conexão. Pra começar a falar sobre o assunto...

Queijo Vivo e Pão Selvagem

Sim, assim como ao falar de vinho natural, falamos de agricultura orgânica, biodinâmica e muita filosofia por trás. Falar em pão e queijo também.

Trata-se dos alimentos mais antigos e que nos conectam à natureza.  Alimentos que tiveram sua produção completamente alterada nos últimos anos. Alimentos fermentados, cheios de simbolismos e que trazem junto muita história.

A partir das mudanças da agricultura, da maneira de consumir, da produção em larga escala, esses alimentos passaram a ter tamanha intervenção que se modificaram totalmente.  

O Queijo Vivo é  feito em pequena escala, manualmente pelo queijeiro que respeita a sua terra e seus animais. Feito com leite cru e todas as leveduras presentes na sua terra. Novamente a valorização do terroir e da cultura das pessoas que vivem ali. Novamente a valorização da pequena produção.

O Pão Selvagem é feito com ingredientes orgânicos, de forma lenta, com suas leveduras preservadas e valorizadas. Estamos falando sobre a mesma coisa. Os recheios das tostadas são sazonais e sempre orgânicos.